Estava procurando um acompanhamento para uma picanha ao forno e nada melhor que batatas que combina perfeitamente. Essa receita peguei no meu Idolatrado livro Chef Profissional: Instituto Americano de Culinária. Coloquei os temperos que mais gostava e voilà a batata ficou gostosa demais e aprovada por todos.
Ingredientes:
- Batatas médias;
- Azeite;
- Temperos a gosto( alecrim, tomilho, páprica (ao seu gosto);
- Sal
Modo de Preparo:
Sem descascar as batatas, lave-as bem sob água corrente. Numa panela grande, coloque as batatas com a casca. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 45 minutos. Transfira as batatas escorridas para um pano de prato limpo. Quando esfriar, dê um murro em cada batata. Elas devem ficar ligeiramente achatadas e abertas. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma travessa refratária, e disponha as batatas meladas com manteiga. Tempere as batatas com sal e os temperos, regue com o azeite e polvilhe queijo ralado, se quiser. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos.Retire e regue mais uma vez com azeite e volte novamente para o forno para gratinar por mais 10 minutos.
OBS: Pode colocar creme de leite em cima das batatas também. USE SUA CRIATIVIDADE!!
Fiz essa torta maravilhosa na sexta- feira, dia 23/07. PASMEM!! No Domingo a torta não existia. E aqui em casa só têm 4 pessoas. =P
Essa torta é uma delícia.... sabe aquele gostinho de leite condensado?! É esse mesmo!! garanto que vai ser aprovado por todos que experimentarem.
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de açúcar
- 3 ovos
- 2 colheres de sobremesa rasa de margarina
- 2 colheres de chá de fermento
- 2 latas de leite condensado
- 12 bananas fritas em fatias passadas no açúcar e canela
Modo de Preparo:
Na batedeira misture a farinha de trigo, açúcar, manteiga e fermento. Os ovos devem ser colocados um a um.
Monte o bolo em uma fôrma untada. Espalhe metade da massa e cubra com as bananas. Faça uma camada caprichada do leite condensado. Depois coloque mais uma camada da massa, bananas e outra camada fina de leite condensado e decore com mais banana. O bolo deve ir ao forno já aquecido. Em 35 minutos está pronto.
OBS: A forma que eu utilizei foi uma fôrma redonda untada e enfarinhada. Eu gosto de usar essa fôrma porque o leite condensado gruda embaixo e fica uma delícia. Mas se você preferir pode utilizar uma fôrma de aro removível utilizando o papel manteiga para o leite condensado não vazar.
OBS²: A última foto é a que o leite condensado gruda na fôrma. Uma delícia!!! Prefiro assim, mas se o bolo for para uma ocasião especial pode fazer na removível mesmo.
Prazeres da MESA – Ao Vivo Recife: o evento nascido em São Paulo ganhou versão nordestina ano passado e este ano repete a dose. Dos dias 28 e 29 de junho das dependências da Faculdade Mauricio de Nassau em Recife/PE. Estarão presentes chefs de São Paulo e da região. A programação conta com aulas, degustações e jantares especiais. Acontece em Recife/PE.
Esses pratos maravilhosos foi o que comi lá no Rio de Janeiro no Outback. O Outback é um restaurante informal, construído e decorado em estilo rústico, simulando uma casa interiorana da Austrália na década de 50.
Os pratos que nós pedimos foi uma indicação do pessoal que vai sempre lá. Para entrada pedimos a Bloomin’ Onion ® que é uma cebola gigante frita acompanhada de um molho delicioso, também pedimos um molho extra de mostarda ( foi o preferido de todos!!!). Para prato principal pedimos Ribs On The Barbie, costela de porco defumada e grelhada, regada ao molho da sua escolha (Barbecue ou Billabong), servida com uma batata de forno, queijo e bacon e Cinnamon Apples. A cebola dá para quatro pessoas perfeitamente, mas a costela achei pequena demais. O preço é salgadinho mas valeu muiiiiito a pena!!
Fiquei tão feliz pela sugestão de Mirian!!! Ela pediu para eu postar umas receitinhas básicas do dia a dia, como o nosso feijão sagrado e um arroz básico. Vou confessar que apesar de ter feijão todo dia aqui em casa eu não como... mas eu adoro um feijãozinho bem feito! Espero que você goste, viu?! =D
FEIJÃO
Ingredientes:
- 2 copos de feijão (nesta receita eu uso 2 copos de feijão, cerca de 500 gramas.);
- água a gosto;
- calabreza (opcional) a gosto;
- bacon (opcional) a gosto;
- salsinha picada (opcional) a gosto;
- cebolinha picada (opcional) a gosto;
- sal a gosto;
Modo de Preparo:
Separe e lave o feijão. Deixe-o de molho em uma bacia com água de um dia para o outro. Se estiver com pressa pode ferver 1 litro de água e deixar o feijão de molho nessa água por cerca de 2 horas. Despeje o feijão amolecido em uma panela de pressão e complete com água até a metade da panela. Se você não tiver uma panela de pressão, pode usar uma panela comum, porém vai levar mais tempo para o feijão ficar pronto. Tampe a panela de pressão e deixe em fogo alto. Quando começar a apitar conte 20 minutos. Se for uma panela comum deixe pelo menos o dobro do tempo e vá provando o feijão pra ver se amoleceu. Passados os 20 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa. Tome cuidado nesse passo pra não explodir sua cozinha! Pra garantir você pode colocar a panela debaixo da torneira, mas não faça isso logo depois que retirou ela do fogo, espere sempre ela dar uma esfriada antes. Fatie a calabreza e corte o bacon em cubinhos. Coloque ambos em uma panela e deixe fritar por alguns minutos. Depois junte o feijão. Adicione o sal, geralmente 1 colher de sopa não muito cheia é suficiente. Se você colocou a calabreza e o bacon, diminua no sal, pois eles já são salgados. Deixe o feijão no fogo alto até abrir fervura e vá mexendo aos poucos. Agora o feijão está pronto. Na hora de servir basta jogar a salsinha e a cebolinha picadas por cima pra dar um visual diferente e pronto!
OBS: Colocar uma ou duas folhas de louro no feijão dá um toque especial.
ARROZ
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de óleo;
- 2 copos de 250ml de arroz (aqueles de requeijão);
- 1/2 cebola cortada em cubos;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 colher de sopa (rasa) de sal.
Modo de Preparo:
Lavar o arroz. Então coloquem o arroz numa arrozeira (pode ser uma bacia, panela grande, o que você tiver). No começo vai sair uma água meio esbranquiçada, então continuem lavando até a água sair limpinha. Depois corta-se a cebola e o alho com o óleo e refoga até ficarem molinhos. Acrescenta o arroz e mexe para o arroz apurar o tempero. Acrescentar 4 copos de água e o sal. Mexa novamente e tampe a panela. Quando a água secar seu arroz vai tá pronto, mas é bom experimentar antes pois se ele estiver durinho você coloca mais um pouco de água.
Essa receita eu fiz no dia do jogo do Brasil como aperitivo básico. Acalmou a galerinha que tava morta de fome!! A carne ficou uma delícia, fofinha e bem temperada.
Ingredientes:
- 200g de filé mignon moído ou patinho;
- 1 dente de alho picado;
- 1/2 cebola picada;
- 1 colher de chá de salsinha picada;
- Sal e pimenta a gosto;
- temperos de sua preferência ( páprica, tomilho, manjericão desidratado)
- azeitonas sem caroço para a decoração
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes, faça bolinhas no formato de hambúrgueres e leve a geladeira por 30 minutos. Asse em óleo quente. Para o pão, eu comprei aquelas bisnaguinhas da Plus Vita. Fiz um creme de queijo para colocar dentro das bisnaguinhas para não ficar muito seco. Você pode colocar qualquer molho dentro da bisnaguinha.
Faz tempo que não coloco uma receitinha, né?! Prometo que postarei semana que vem várias que eu fiz durante a copa. Esses dois pratos foram do jantar que tivemos que fazer como avaliação para a cadeira de Cozinha Fria II.
saladinha como entrada
petit gateau recheado com chocolate branco e castanhas acompanhado de sorvete de tapioca
saladinha como entrada
petit gateau recheado com chocolate branco e castanhas acompanhado de sorvete de tapioca
Assinar:
Postagens (Atom)