FEIJÃO E ARROZ BÁSICO




Fiquei tão feliz pela sugestão de Mirian!!! Ela pediu para eu postar umas receitinhas básicas do dia a dia, como o nosso feijão sagrado e um arroz básico. Vou confessar que apesar de ter feijão todo dia aqui em casa eu não como... mas eu adoro um feijãozinho bem feito! Espero que você goste, viu?! =D

FEIJÃO
Ingredientes:
- 2 copos de feijão (nesta receita eu uso 2 copos de feijão, cerca de 500 gramas.);
- água a gosto;
- calabreza (opcional) a gosto;
- bacon (opcional) a gosto;
- salsinha picada (opcional) a gosto;
- cebolinha picada (opcional) a gosto;
- sal a gosto;

Modo de Preparo:
Separe e lave o feijão. Deixe-o de molho em uma bacia com água de um dia para o outro. Se estiver com pressa pode ferver 1 litro de água e deixar o feijão de molho nessa água por cerca de 2 horas. Despeje o feijão amolecido em uma panela de pressão e complete com água até a metade da panela. Se você não tiver uma panela de pressão, pode usar uma panela comum, porém vai levar mais tempo para o feijão ficar pronto. Tampe a panela de pressão e deixe em fogo alto. Quando começar a apitar conte 20 minutos. Se for uma panela comum deixe pelo menos o dobro do tempo e vá provando o feijão pra ver se amoleceu. Passados os 20 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa. Tome cuidado nesse passo pra não explodir sua cozinha! Pra garantir você pode colocar a panela debaixo da torneira, mas não faça isso logo depois que retirou ela do fogo, espere sempre ela dar uma esfriada antes. Fatie a calabreza e corte o bacon em cubinhos. Coloque ambos em uma panela e deixe fritar por alguns minutos. Depois junte o feijão. Adicione o sal, geralmente 1 colher de sopa não muito cheia é suficiente. Se você colocou a calabreza e o bacon, diminua no sal, pois eles já são salgados. Deixe o feijão no fogo alto até abrir fervura e vá mexendo aos poucos. Agora o feijão está pronto. Na hora de servir basta jogar a salsinha e a cebolinha picadas por cima pra dar um visual diferente e pronto!

OBS: Colocar uma ou duas folhas de louro no feijão dá um toque especial.

ARROZ
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de óleo;
- 2 copos de 250ml de arroz (aqueles de requeijão);
- 1/2 cebola cortada em cubos;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 colher de sopa (rasa) de sal.

Modo de Preparo:
Lavar o arroz. Então coloquem o arroz numa arrozeira (pode ser uma bacia, panela grande, o que você tiver). No começo vai sair uma água meio esbranquiçada, então continuem lavando até a água sair limpinha. Depois corta-se a cebola e o alho com o óleo e refoga até ficarem molinhos. Acrescenta o arroz e mexe para o arroz apurar o tempero. Acrescentar 4 copos de água e o sal. Mexa novamente e tampe a panela. Quando a água secar seu arroz vai tá pronto, mas é bom experimentar antes pois se ele estiver durinho você coloca mais um pouco de água.

0 comentários:

Postar um comentário