PANNA COTTA





A panna cotta (em italiano significa literalmente "nata cozida") é uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, elaborada a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias, especialmente canela. Consome-se sozinha, com compotas ou com fruta fresca.


Ingredientes:

- 1/2 litro de creme de leite fresco
- 2 colheres de sopa de pó de flã de baunilha
- ½ fava de baunilha dividida em duas partes
- Casca ralada de 1 limão-siciliano orgânico

Para a calda:
- 300 g de morangos( frutas vermelhas)
- 3 colheres de sopa de açúcar
- Um fio de suco de limão


Modo de Preparo:

Aqueça o creme de leite com a fava de baunilha dividida ao meio e a casca de limão, mexendo durante 3 minutos. Acrescente o pó de flã, mexendo sem parar. Mexa com um fouet até que comece a levantar fervura.
Fora do fogo, raspe os últimos grãos que ficaram no interior da fava de baunilha. Deixe esfriar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Umedeça os recipientes com água. Isso ajudará na hora de desenformar. Despeje o creme de leite dentro de um vidro e, em seguida, encha os recipientes. Deixe esfriar à temperatura ambiente e depois leve-os à geladeira por 3 horas, cobertos com filme plástico.
Para desenformar, passe a ponta de uma faca na borda dos recipientes e, em seguida, vire-os de uma só vez no prato.

Sirva com coulis de morango: misture 300g de morangos com 3 colheres de sopa de açúcar e um fio de suco de limão. Passe tudo o conteúdo por uma peneira fina e acrescente água aos poucos, até obter a consistência desejada.


OBS: A panna cotta da foto não foi retirada da forma porque não estava no ponto ainda. Mas ela sai direitinho se deixar as 3 horas ou mais.

0 comentários:

Postar um comentário