SALTIMBOCA




Essa receita eu aprendir na aula de Cozinha Quente com a professora Gisele. Assim q eu fiz essa receita na cozinha na faculdade, achei uma delícia e resolvir fazer a receita para os dias das Mães. A receita original a carne utilizada é Filé Mignon, mas como não encontrei o filé optei por o miolo da alcatra, também chamado de baby beef. Achei melhor com o baby beef, pois a carne é mais saborosa e suculenta. A receita que passarei para vocês dá para mais ou menos 7 pessoas.

1 peça de miolo da alcatra ou filé mignon
300g de presunto
1 pedaço pequeno de queijo gorgonzola
Farinha de trigo para empanar os escalopes
1 xícara de vinho branco seco suave
1 lata de creme de leite (opcional)
2 colheres de sopa de margarina
Azeite a gosto
Sal e pimenta do reino para temperar a carne
Folhas de manjerição para o recheio da carne

Modo de Preparo: Corta a carne em bifés de 2,5 cm. Coloque sobre uma tábua os bifés, proteja-os com um plástico em cima dele e bata com o batedor de carne para formar os escalopes. O tamanho ideal é o da palma da mão. Tempere-os com sal e pimenta, rechei os escalopes com o presunto e o queijo gorgonzola e coloque uma folha de manjericão. Se não tiver a folha use a folhas desidratadas de manjericão( foi o meu caso). Enrole os escalopes e feche com palitos para o recheio não sair e passe-os na farinha de trigo na hora de fritar.
Aqueça a manteiga ou margarina e o azeita em uma frigideira grande e frite os escalopes. Quando os escalopes tiverem fritos coloque o vinho e deglaceie deixando o álcool evaporar com a tampa da panela semi aberta. Em seguida tire os escalopes e mexa o molho que estará mais grosso. Para quem gosta de um sabor mais acentuado o molho termina nessa etapa. Para quem gosta de um molho mais suave coloca o creme de leite aos poucos e vai experimentando atpe chegar ao seu gosto.

Para temperar os meus escalopes eu utilizei também tomilho e páprica doce, ficou um gosto suave de ervas. Uma delícia.

OBS: A primeira foto é o escalope com o molho de creme de leite, e o segundo sem o creme de leite.

0 comentários:

Postar um comentário