MOELLEUX AU CHOCOLAT DE LUDIVINE




Pedi a minha irmã essa receita que ela sempre fez nos dias de almoço especiais com a família, mas ela tinha me dito que era o famoso Petit Gateau. Pedi para ela me passar por e-mail a receita e me deparo com essa nome MOELLEUX AU CHOCOLAT DE LUDIVINE. Resolvir pesquisar na internet p ver realmente se era o Petit Gateau. Nas minhas pesquisas descobrir q essa receita é de um bolo de chocolate francês que pode ser consumido com sorvete de creme e calda. A caracteristica desse bolo é que ele deve sair do forno firme nas laterais e ainda tremendo no centro, bem molinho (como o próprio nome diz). Ao esfriar, ele afunda e adensa, ficando mais fácil de cortar. Não é um bolo que cresce, não se assuste quando ele sair do formo!! Vale a pena fazer, é delicioso.

200g manteiga COM SAL
200g chocolate amargo 70% cacau (pode ser usada uma barra amargo e outra ao leite)
5 ovos
160g açúcar
1 colh. (sopa) farinha de trigo
50g chocolate amargo, ao leite ou branco para quebrar dentro da massa (pode ser o chocolate chocolate amargo Nestlé 50%)

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Se usar uma forma de mola, que vede bem, apenas unte e enfarinhe. Se for uma forma de fundo removível (como eu usei) ou comum, forre com papel alumínio que suba além das laterais e unte e enfarinhe o papel (que evita que a massa bem mole vaze no forno e facilita para desenformar). Qualquer uma das formas deve ter entre 20 e 22cm de diâmetro (o bolo cresce até uns 5cm antes de afundar). Corte a manteiga e o chocolate em pedaços e derreta em banho-maria. Enquanto isso, bata os ovos e o açúcar até que fique mais claro e fofo (uns 5 minutos).
Junte o chocolate derretido aos ovos, misturando bem sem perder muito volume, e em seguida a farinha.
Despeje a massa na forma. Quebre ou pique o outro chocolate em pedaços pequenos e distribua sobre a massa. Leve ao forno por 20-30 minutos, ou até que as laterais estejam firmes ao toque, mas o centro balance como um pudim.
Retire do forno e coloque em uma grade para esfriar. Conforme o bolo esfria, ele afunda no centro e se afasta das laterais. Desenforme quando estiver frio, sem virá-lo.

CALDA

75gde chocolate amargo
1 col. de sopa de mel
2 col. de café solúvel dissolvido em água
150ml de creme de leite fresco, latinha sem soro ou o de caixinha (vai colocando o creme de leite até obter uma calda mais espessa ou não, fica a sua escolha)

Modo de Preparo:
Derrete o chocolate em fogo baixo e junta os demais ingredientes mexendo até ficar uniforme.

1 comentários:

Unknown disse...

LOHHHH TO COM ÁHUA NA BOCA ADOOOROOOO Petit Gateau.. agora ADOROO
MOELLEUX AU CHOCOLAT DE LUDIVINE
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
preciso provar neh!
bj Tâmara KamillA

Postar um comentário